Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias
Na quarta-feira(18 / 09), o Ministério das Mulheres e o Ministério do Trabalho e Emprego lançaram o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens, objetivando ações voltadas à ampliação e permanência das mulheres no mercado de trabalho, bem como a ascensão a cargos de direção e gestão e ao enfrentamento às discriminações no ambiente de trabalho.
 
A iniciativa é fruto de diálogo com representantes de entidades sindicais, do setor empresarial, de instituições públicas e universidades.
 
Ricardo Patah, presidente da UGT, participou do evento. Além da presença das sindicalistas do Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, que participaram da mesa oficial do evento.
 
Ao todo são 79 ações, divididas em três eixos, que abordam aspectos étnico-raciais e da divisão sexual do trabalho, ou seja, das responsabilidades familiares pelas atividades de cuidado: 
 
1. Acesso e ampliação da participação das mulheres no mundo do trabalho, com 36 ações de enfrentamento às barreiras que impedem as mulheres de acessar o mundo do trabalho em condições de plena igualdade; 
 
2. Permanência das mulheres nas atividades laborais, com 19 ações para reduzir os obstáculos à permanência das mulheres e promover políticas de compartilhamento das responsabilidades familiares; e 
 
3. Ascensão e valorização profissional das mulheres no mundo do trabalho, com 24 ações que visam estimular e criar oportunidades para mulheres jovens acessarem carreiras vinculadas às ciências exatas. 
 
 
O acompanhamento do Plano será realizado por meio de um Comitê Gestor composto pelo Ministério das Mulheres e Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério da Igualdade Racial (MIR) e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
 
O Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens é resultado da atuação do Grupo de Trabalho Interministerial criado por meio do Decreto nº 11.514/23, composto por 10 ministérios e o Gabinete Pessoal da Presidência da República, com a coordenação do Mulheres e do MTE.
 
Participaram como convidados entidades empresariais e sindicais e representantes de instituições públicas e universidades. E o Sintetel esteve representado de forma virtual pela companheira Maria Edna Medeiros.
 
Relatório de Transparência Salarial
 
O evento, também marca a divulgação do 2° Relatório de Transparência Salarial, com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, do ministro do MTE em exercício, Francisco Macena, e demais autoridades.
 
Fonte: Ministério da Mulheres

Hashtags: