Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias
 
Fernanda Torres leva o Globo de Ouro como melhor atriz, no segundo maior prêmio da indústria de cinema. A torcida foi grande e, como bons brasileiros, celebramos como se fosse a vitória da Seleção Brasileira em um campeonato mundial. Com a premiação inédita, a atriz fez história em meio a grandes indicadas e já consagradas atrizes hollywoodiana. Independentemente de ser indicada, ou não, ao Oscar, a vitória é cheia de simbolismo, não apenas pela interpretação, mas por todo o contexto representado no filme.
Ainda Estou Aqui é um longa, baseado em uma autobiografia de Marcelo Rubens Paiva, que retrata, para muito além da censura, a força das mulheres, a opressão, a extinção de direitos humanos e de escolha, e de como a ditadura brasileira dizimou famílias, floresceu o autoritarismo sem limites, fez vítimas das mais variadas classes, cores e religiões. 
Apesar de não se discutir no filme a ditadura na sua totalidade, o filme contextualiza o quanto o momento desencadeou uma serie de ações vividas na atualidade como as abordagens violentas das polícias Brasil a fora e as repressões aos movimentos políticos, sociais e sindicais. 
Às vésperas do emblemático 8 de janeiro, data que virou sinônimo de ataque à democracia brasileira, temos que nos esquivar diariamente de movimentos que afagam a Ditadura como um movimento necessário. 
Em seu discurso, Fernanda Torres disse “Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses...”. Então é isso, precisamos pensar e falar da gente, precisamos falar de Brasil. 
Vale lembrar que a indústria cinematográfica brasileira é uma atividade que movimenta cerca de 25 bilhões de reais por ano, gerando empregos e contribui para o desenvolvimento econômico do país. Segundo um estudo da Oxford Economics, o setor gerou mais de 126 mil empregos e R$ 24,5 bilhões para o PIB do Brasil, em 2019. 
A FENATTEL e seus sindicatos filiados parabenizam a atriz Fernanda Torres pela premiação e por sua magnifica interpretação, como Eunice Paiva, no filme Ainda Estou Aqui. E apoiam mais incentivo ao cinema e a cultura brasileira em geral.

Hashtags: