NEGOCIAÇÕES
30/01/2025 | Fenattel
O ano de 2024 terminou com os melhores resultados das negociações salariais desde 2018.
Desde quando o DIEESE passou a analisar todos os instrumentos coletivos registrados no Mediador, do Ministério do Trabalho e Emprego. Em boa parte do ano, reajustes acima da variação do INPC foram garantidos em mais de 80% dos instrumentos coletivos nas datas-bases.
Porém, no último trimestre do ano, caiu o percentual de negociações com aumentos reais, assim como o valor médio dos ganhos. Isso pode ser reflexos do relativo aumento da inflação no período final do ano passado
O DIEESE divulgou nesta ultima semana de janeiro de 2025 o balanço anual e isso reflete um avanço nas ações do movimento sindical, em um conjuntura econômica com a produção aquecida e desemprego baixo, resultados da macro economia no governo Lula.
Os reajustes acima da variação do INPC foram observados em 85% dos acordos e convenções coletivas analisados pelo DIEESE em 2024, enquanto 11,4% dos reajustes de 2024 foram iguais à inflação e apenas 3,6% ficaram abaixo do INPC.É o melhor resultado anual desde 2018, quando o DIEESE passou a analisar todos os reajustes salariais registrados no Sistema Mediador.
Considerando todos os reajustes de 2024 registrados no Mediador até 1º de janeiro de 2025, houve ganho real médio de 1,37% acima da variação do INPC.
Variação real média dos reajustes salariais (em %acima da variação do INPC), por setor - Brasil, 2024
O comércio apresenta o menor percentual entre os segmentos analisados (0,96%), e os serviços, o maior (1,5%).Na indústria, o valor é igual 1,32%.No setor rural, 1,4%.
Em um momento que parlamentares ligados à extrema direita voltam a atacar sindicatos e sua manutenção pelos trabalhadores, estes resultados muitos superiores e justos, que superam todos os anos do desgoverno anterior servem para reflexão e análise pelos trabalhadores, acerca do papel e da importância do atual governo e dos sindicatos nas questões do dia a dia da classe trabalhadora. Isso os memes de whatsapp da direita não revelam a você com a cumplicidade e o silêncio de quase toda grande imprensa.
Fontes: Dieese- Boletim Negociações no. 52 2024 e artigo do assessor sindical João Guilherme Vargas Neto
.