Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

O relator da proposta que visa acabar com as leis trabalhistas (PLC 38), Ricardo Ferraço (PSDB- ES), desistiu de suspender a tramitação da chamada “reforma” trabalhista e anunciou que entregaria hoje, 23, o relatório sobre o projeto, na Comissão de Assuntos Econômicos.

 

A decisão de Ferraço está em conformidade com a crise. O mercado, vendo o risco do governo Temer cair e a possibilidade de não ser sucedido por representantes dos empresários no parlamento, quer acelerar os desmontes para garantir que, pelo menos, o ataque aos trabalhadores seja aprovado.

 

A declaração de que a discussão do projeto seria barrada durou somente quatro dias. O relator não tem palavra! Na semana passada, Ferraço declarou que era preciso, primeiramente, resolver a crise institucional agravada na última quarta-feira, para, somente depois, dar continuidade ao debate do PLC 38.

 

O relator adotou uma postura contraditória e anunciou ontem, 22, que “não podemos misturar a crise institucional com o nosso dever e nosso compromisso com o país”. Ele mostrou que não está nem um pouco interessado na crise política e, muito menos, nas discussões sobre mudanças que causarão sérios impactos na vida dos trabalhadores.

 

Faltando apenas um dia para a grande marcha e ocupação de Brasília em 24 de maio, o relator decidiu retomar os trabalhos por pressa em aprovar o projeto. A oposição no Senado tentou barrar a leitura do relatório, pois não é possível discutir nenhum assunto no Congresso Nacional que não seja a superação da crise político-institucional que tomou conta do país.

 

Todo o apoio ao movimento que ocupará Brasília amanhã contra as propostas de desmonte concebidas para favorecer o capital. Não aos políticos que favorecem aos empresários! Não ao vendaval neoliberal! Não à destruição da vida dos trabalhadores!

 

NENHUM DIREITO A MENOS!