Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

As atuais negociações coletivas acontecem em um cenário de alto desemprego, porém de baixa inflação. Mesmo assim, têm sido complexas as negociações. Como resultado das últimas reuniões, a Tim apresentou uma proposta mais próxima da pauta.

 

Optou-se por um abono que, ao contrário de experiências anteriores, irá incorporar o INPC e na próxima data base o aumento será em cima do 1,73% do INPC deste ano. Pelo percentual do abono, está incluído aumento real de 1,09% em treze salários daqui a agosto de 2018.

 

As principais propostas da empresa são:

           

1.      Para os empregados administrativos, a mesma antecipa a inflação do INPC que foi de 1,73% e acrescenta um ganho real, senão vejamos 1,73X 13 =  22.49 % de um salário.

a.    Com um abono de 35% mais a inflação de agosto 2018, onde será incorporado o reajuste, a soma de 35+1,73= 36, 73. Com a divisão do percentual do percentual acumulado de 36,73:13 salários = chega-se a 2.82 %., ou seja, além de ter a incorporação da inflação, a proposta apresenta um ganho real de 1,09% ao longo do período até a próxima data base

b.    Nos benefícios, auxílio creche e o PCD , apresentam ganhos expressivos em relação à inflação. O VA repõe a inflação.

2.      Para os trabalhadores de Call Center e Lojas o abono equivale a um salário integral da expressiva maioria destes trabalhadores, o que  em termos de ganho real representa um percentual considerável, com se vê a seguir: Um salário = 100%  + 1,78 : 13 salários = 7,82%, ou seja um ganho real  de 6,09%,  para praticamente 50% da empresa. Nesse momento é como se estes empregados recebessem a mais entre um 14º salário ou meio salário a mais dependendo da remuneração atual.

 

Na avaliação da Comissão a proposta deve ser levada às assembleias dos trabalhadores a partir da próxima segunda feira, uma vez que quebra um paradigma de intransigência das demais operadoras que insistem em proposta abaixo do INPC, o que é inaceitável.

 

 

Hashtags: