Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

Durante o mês de março realizamos atividades por todo o Brasil, virtuais ou presenciais, para marcar mais um ano no Dia Internacional da Mulher - 2022.

Os trabalhos iniciaram com o evento organizado com a Secretaria da Mulher da Fenattel e contou com a participação de várias companheiras de todo o Brasil e marcou o início de um novo projeto para contar a história das mulheres em telecomunicações. Logo mais teremos novidades sobre esse projeto. Aguardem!


Realizamos encontros presenciais de formação e de encerramento:

Em 11 de março realizamos a Live da Fenattel, com o tema: “São muitas lutas e várias histórias das trabalhadoras em Telecomunicações”.

O evento contou com a participação da companheira Cenise Monteiro de Moraes relatou um pouco de sua trajetória e como se iniciou os trabalhos da Secretaria da Mulher da Fenattel, citando as várias companheiras que estiveram à frente deste trabalho.

 

Bahia: Além das companheiras participarem da Marcha 8M, realizada em todo o Brasil por várias organizações de mulheres, com a concentração tendo início às 9h e da Praça do Campo em direção à Praça da Piedade, realizaram também uma atividade no interior da Bahia, em Feira de Santana, com o tema: “Assédio no ambiente de trabalho”, sendo um dos temas principais de bandeiras de luta das mulheres da campanha pela Ratificação da Convenção 190 da OIT.

 

Mato Grosso: as companheiras realizaram atividades nas empresas, com a entrega de uma lembrança especial para todas as trabalhadoras em telecomunicações com o tema: “Joia Rara, Joia Preciosa, sem comparação e ilumina o coração”.

 

Paraná: foi gravado um vídeo-homenagem que está disponível no Youtube da entidade, num mosaico com todas as representantes sindicais do Sinttel-PR e com uma mensagem maravilhosa de força, pois “Queremos Flores, mas também queremos Respeito”.

 

Roraima: foi realizado um café da manhã em homenagem ao Dia da Mulher, no prédio da filial OI-RR, com algumas colaboradoras representando todas as mulheres que trabalham em telecom do estado, dando um toque de delicadeza e firmeza ao nosso setor.

 

Em Santa Catarina: as companheiras publicaram diariamente vídeos gravados por representantes sindicais do Sinttel-SC, nos quais abordaram as mulheres que fizeram história mundial. E desta forma, além de construir uma atividade para o Dia Internacional da Mulher, puderam dar visibilidade a todas as companheiras sindicalistas que fazem a história no Sinttel-SC.

 

São Paulo: Sendo o coração de diversas atividades que impulsionam o Brasil, puderam participar diretamente da criação e no envolvimento de várias ações.

No Sintetel, as companheiras participaram de um café da manhã com as representantes sindicais da região metropolitana (com toda a segurança que a pandemia ainda requer) e puderam acompanhar no telão do auditório a atividade virtual da Fenattel. Já as companheiras do estado puderam acompanhar também virtualmente das suas cidades.

 

E para encerramento, em dia 30/03 – por meio da UNI Américas, sindicato global que a FENATTEL é filiada - tivemos o encontro virtual da Rede de Mulheres UNI Brasil encerrando mais um Março Mulher (logo mais estará disponível o vídeo gravado deste evento). O tema abordado foi a campanha pela Ratificação da Convenção 190 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), em que somos convidadas a participar da campanha mundial para aumentar a conscientização sobre a violência e o assédio no local de trabalho e para incentivar os governos/países a ratificar a Convenção Nº 190 da OIT. A adesão do Brasil depende da aprovação do Congresso Nacional e da sanção do presidente da República.

Também tivemos a participação de algumas companheiras de outros países que compõem outras redes de mulheres da UNI Américas. A violência no mundo do trabalho foi o tema recorrente uma vez que apenas 11 países ratificaram a Convenção 190, dentre eles, Uruguai e Argentina, que foram os primeiros países da América do Sul a ratificar.

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) lançou uma campanha global para promover a ratificação a Convenção internacional 190 sobre violência e assédio no mundo do trabalho. Juntamente com a Recomendação 206, a Convenção 190 reconhece o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio e fornece uma estrutura comum para a ação. Saiba mais em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_807554/lang--pt/index.htm

 

A FENATTEL também faz parte desta luta! Ratifica já!

 

#OIT #UNIAméricas #Fenattel #RatificarC190 #sinttelBA #sintetelSP #sinttelMT #sinttelSC #sinttelRR #sinttelPR

 

 

Secretaria da Mulher da Fenattel – por Maria Edna Medeiros

 

Hashtags: