Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

A eleição ocorreu no 6º Congresso Mundial da UNI (Sindicato Global o qual o Sindicato e a Federação são filiados). O Congresso Mundial aconteceu na Philadelphia, nos Estados Unidos, de 27 a 30 de agosto.

O evento contou com a participação de mais de 1.200 líderes sindicais de 109 países. Muitos assuntos foram abordados durante o Congresso, entre eles, Igualdade para as Mulheres Mediante Negociações Coletivas, Mudar as Regras para uma Economia Justa e Inclusiva, Combate ao Racismo, Desigualdade e Toda Forma de Discriminação, Trabalho Digno na Era Digital, Paz, Democracia e Direitos Humanos, entre outros.

Também foram ouvidos testemunhos de sindicalistas de diversas partes do mundo. Os Sindicatos da Ucrânia, por exemplo, estão trabalhando muito para atender a população, ajudando e dando apoio psicológico, nesse momento difícil de guerra.

O presidente Lula enviou uma mensagem que foi lida durante o Congresso. “A luta pela democracia, a luta pelos direitos dos trabalhadores, a luta pelo fim das desigualdades e a luta pela sustentabilidade ambiental são uma luta só. E a escolha dos temas deste Congresso demonstra isto muito bem”, destacou o presidente Lula.

O Congresso elegeu também presidente Mundial da UNI, Gerard Dwyer e Christy Hoffman foi reconduzida ao cargo de Secretária Geral por mais quatro anos.

Para o presidente Gilberto Dourado, é uma honra representar os trabalhadores em telecomunicações neste importante órgão que é a UNI que representa mais 20 milhões de trabalhadores em 150 países. Além disso, Gilberto também destacou o relevante intercâmbio com outros sindicatos do mundo como os companheiros da Grécia, Ioannis Moros e Giota Dandoulaki, do Post Greece.

Hashtags: