FENATTEL e SINTETEL marcam presença em Seminário e aderem ao Pacto Ninguém se Cala Contra a Violência de Gênero

A FENATTEL e o SINTETEL participaram do Seminário Ninguém se Cala Contra a Violência de Gênero, que aconteceu segunda-feira, 17/11, no auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em São Paulo.

O Seminário é uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região, Ministério Público do Trabalho e os ministérios públicos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O objetivo da capacitação é garantir proteção e auxílio às mulheres em situação de risco e vítimas de assédio, abuso, violência e importunação em espaços públicos.
Durante o evento, e em nome das entidades sindicais, Maria Edna de Medeiros, diretora da Mulher do SINTETEL; e Cristiane do Nascimento, dirigente do SINTETEL e vice-presidente da FENATTEL, assinaram o Pacto Ninguém se Cala, que celebra 2 anos de existência, que ao final do evento chegou a mais de 100 instituições aderentes ao pacto. O objetivo deste é incentivar a conscientização e o enfrentamento da violência contra a mulher nos espaços públicos. No evento, houve a adesão de dezenas de novos signatários, ultrapassando o total 100 instituições aderentes ao Pacto.
“A adesão ao Pacto demonstra o compromisso da entidade sindical com o tema e sua preocupação com a violência e o feminicídio, que afetam inúmeras mulheres no Brasil e no mundo. Problema que também atinge as trabalhadoras do setor de telecomunicações”, disse Maria Edna.
“Ninguém deve se calar perante a violência contra as mulheres. Esse é um problema social e por isso todos devem se envolver. Vamos continuar na luta. Basta de violência!”, disse Cristiane.
Além de Cristiane e Maria Edna, também participaram do evento pelo SINTETEL dirigentes sindicais das prestadoras, operadoras e do teleatendimento.
Ao longo do dia, e a cada mesa formada, foram abordadas temáticas como, Boas Práticas no Sistema de Justiça, Como Falar sobre Consentimento para Prevenir Violência Sexual, além de debates sobre políticas públicas, ações educativas, e o papel das entidades sindicais e associativas, sociedade civil e esportes.
O evento também contou com uma apresentação das mulheres da Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop, que explicaram sobre os elementos que compõem esse movimento de mulheres.
E na mesa, tivemos a participação da companheira, vice-presidente da UGT Nacional, Cleonice Caetano, falando sobre as ações da UGT Nacional e das entidades filiadas.