FENATTEL se reúne com o sindicato GPA na Áustria
Nesta sexta-feira, 07/11, com o Objetivo de conhecer a realidade do movimento sindical na Áustria e fazer um acordo de intercâmbio sindical, a FENATTEL se reuniu com as lideranças do Sindicato GPA, que é presidido por Barbara Teiber.
A Áustria tem 8 milhões de habitantes e 4 milhões de trabalhadores. Sendo que 98% deles estão protegidos por acordos coletivos. Não há salário-mínimo do governo e, no setor de telecom, o menor salário é de 2 mil euros.
No país só existe uma federação que representa todos os trabalhadores e não tem filiação política. Muitos benefícios já constam em legislação, porém, tem os desafios diários de negociações, salários inferiores para as mulheres, poucos jovens no mercado de trabalho e falta de creches em muitas cidades.
Compuseram a delegação da FENATTEL Cristiane do Nascimento, Vice-Presidente da Fenattel e Diretora do Sintetel SP, Gilberto Dourado, Diretor financeiro da Fenattel e Presidente do SINTETEL SP, Rogério Soares, Secretário Geral da Fenattel e Presidente do SINTTEL- SC, Gabriela Cordeiro, Diretora de Juventude da Fenattel e Diretora do SINTTEL- SC; , Alessandro Mota, Diretor Ação Política e Jurídica da Fenattel e Presidente do SINTTEL-GO e Divino da Silva, Suplente da Diretoria da Fenattel e Secretário Geral do SINTTEL-GO.
Da equipe austríaca que recebeu os brasileiros, participaram: Stefan Hurt, Laura Sukarov-Eischer, Sophia Reisecker, Alexander Sollak, Franz Valsky e Thomas Aigner.
Durante o encontro, os sindicalistas brasileiros falaram sobre o grande mal do século, que é a saúde mental. Também relataram sobre as ações que estão sendo discutidas no Brasil com as empresas, referente ao trabalho decente e o fim dos assédios.
Por fim, foi entregue aos sindicalistas austríacos um ofício sobre o intercâmbio Brasil e Áustria. Na ocasião, os dirigentes brasileiros convidaram os companheiros do sindicato austríaco GPA para uma visita ao nosso país, para conhecer a estrutura sindical e a história dos trabalhadores brasileiros.



