Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Mulheres

Hora de preparar o Dia 8 de Março

 

Os SINTTEIS precisam construir seu espaço de destaque nessa frente, dada a quantidade de mulheres em nossas bases.

Este ano, o  8 de março coincide com o feriado de Carnaval. Podem ser buscadas datas alternativas, antes ou depois ou mesmo organizar-se bailes, blocos da mulher trabalhadora.
Vamos colocar a criatividade em campo e aqui seguem algumas indicações da Cra. Cristiane de S.P. que podem ajudar. 
Em São Paulo o tema unificado do 8 de Março será: 

Mulher - Mitos e Metas: desfazendo mitos e implantando metas

Seguem alguns assuntos que serão tratados na palestra de Clarisse Leal Freitas na comemoração do Dia 8 de Março.

Trabalhar competências: de viver e ser feliz, de relacionar bem, de fazer bem feito, de interagir, de absorver mudanças e evoluir. 
Coração - construir relações significativas, inspiradoras e construtivas. 
Coragem - desenvolver atitudes e habilidades para um mundo em mudanças. 
Vivenciar a diversidade, buscando o excelente, o que congrega, o que edifica. 
Criar e transmitir valores. 
A época do caráter - o desafio da liderança ética e competente. 
Celebrar a vida, a saúde e o trabalho.

Questões como a igualdade salarial para trabalho igual, o combate ao assédio moral no trabalho, ao assédio sexual, além da sempre necessária luta pelo fim da violência doméstica contra a mulher estão também na ordem do dia.

O SINTETEL-SP há mais de 15 anos, por conta da ação da própria cra. CENISE( que hoje está trabalhando na sede da Uni Américas no Panamá) tem se destacado na realização do maior 8 de Março no estado de São Paulo. Os eventos que reunem milhares de mulheres, tem um formato vitorioso, com a realização de palestras, debates, apresentações teatrais e musicais, com espaço lazer para as crianças, filhos e filhas das trabalhadoras. A coordenadora destes eventos desde a ida de Cenise ao escritório da UNI no Panamá é a companheira Maria Edna Medeiros que está à disposição de todos SINTTÉIS filiados para organizar uma troca de experiências e orientar a estruturação de Secretarias da Mulher Trabalhadora nos Sindicatos que queiram assumir efetivamente a tarefa de sindicalizar Jovens e Mulheres.

O balanço destas comemorações foi um forte aumento na participação feminina nos quadros de associados, no conjunto dos delegados sindicais e até na diretoria que tem mais de 30% de mulheres - inclusive na Executiva do SINTETEL.