Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias
Os trabalhadores em telecomunicações do Brasil participaram com destaque na reunião da Aliança UNI Telefônica, na qual estiveram representados trabalhadores da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Perú e Uruguay, com a direção mundial do grupo Telefonica da Espanha, um fórum memorável, de conquistas dos trabalhadores do continente desde a primeira reunião realizada no ano 2000 de forma presencial em São Paulo-Brasil, maior contingente de empregados  fora da Espanha e maior faturamento em algumas unidades de negócio da empresa.
 
Sempre o tema solidariedade entre os  trabalhadores sul americanos esteve presente e desta vez, além do enfrentamento da precarização, em especial das terceirizadas da VIVO, nas suas instalações,  tomamos posição pela imeadiata abertura de negociação com sindicatos irmãos, da Argentina e do Perú. (veja carta enviada à direção da empresa pelo presidente da Fenattel).
 
No dia 25 de maio, os sindicatos alinharam suas posições, trocaram informações sobre lutas e desafios no enfrentamento continental da Pandemia, precarizações, dificuldade de negociar renovação de ACTs entre outros temas. Ontem e Hoje a reunião se deu com a direção da empresa e foi bastante objetiva e produtiva, sendo que a direção mundial  de RH da empresa, Marta Machicot, demonstrou sensibilidade às demandas sociais do nosso continente.
 
Os representantes da FENATTEL Brasil na reunião foram o presidente Gilberto Dourado e o Secretário Geral, Rogério Soares, enquanto o Sintetel SP, maior sindicato afiliado á Uni no Brasil, foi representado pelos companheiros Mauro Cava e Cristiane do Nascimento.
 
Outros temas tratados:
 
Na reunião hoje, foi perguntado se terá PDV no Brasil.....a resposta foi  Não,  o presidente é contra, só farão se acontecer algum problema na economia.
 
-  PPR - adiantamento em julho não está garantida......a posição da empresa seria a de que vai depender do resultado do 1 semestre, mas os sindicatos ja delimitaram que irão lutar firmemente para garantir isso, até por conta do grave cenário que vivemos.
 
-Cristiane Nascimento (SP) questionou sobre a compra da OI.....como ficarão os trabalhadores? ......e a reposta foi que ainda não tem definição.
 
- Teletrabalho e desconexão- vão agendar uma reunião nos próximos dias...
 
- Prestadoras da VIVO com problemas - RH tem controle e atuará nas empresas que descumprirem CCT. Foi apresentado que modelo estaria dando certo, mas os sindicalistas demonstraram que falta tudo, de papel higiênico, limpeza e água potável, pelo que se compromissaram a resolver urgentemente as demandas todas sobre condições de trabalho.
 
-SANITÁRIOS com problemas - área responsável já começou atuar...Se tiver problemas no estados, enviem para Federação Nacional com cópia para o RH.
A VIVO vai fazer investimento em qualificação para os trabalhadores,  mas não explicaram como.  Quando tivermos reunião com o RH, cobraremos.
 
- Problemas com PIV - foi colocado na reunião, mas não foi respondido.....já cobrei o Xavier, pois temos muitas reclamações.
 
Tema Novo: Igualdade de gênero 
Telefônica tem em Espanha um acordo de igualdade de gênero.....trabalho igual,  salário igual.
Mais mulheres nos cargos executivos. Planos de Cargos e promoções iguais para mulheres. 
Reivindicamos que a Telefônica negocie um acordo de gênero conosco....seria pioneira no Brasil.