Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

Os trabalhadores da TELEMONT, prestadora de serviços de Telecomunicações para a Concessionária OI S.A e V.TAL, cruzaram os braços nesta sexta-feira, 25/03. A manifestação legítima e pacífica, acontece em todo o Estado do Tocantins, e conta com adesão aproximada de 60 (sessenta) técnicos. Em Palmas, além de uma carreata pelas principais avenidas da cidade, os trabalhadores fazem atos de protestos em frente à sede da OI S.A. Em Araguaína e Gurupi, os trabalhadores também estão concentrados em frente às sedes da OI S.A, até o final do expediente de hoje.

O que os trabalhadores reivindicam?Além de salários dignos, a categoria luta pelo Reajuste na Locação de Veículos Agregados. Em 2018, a empresa celebrou contrato civil com os trabalhadores que possuem veículos agregados, e, dentre as cláusulas existentes, previa-se o Reajuste da Locação dos Veículos, conforme abaixo: Item 2.2: O preço estipulado na cláusula anterior (2.1) será reajustado anualmente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ou por outro índice oficial que venha a substitui-lo ou, na ausência de substituto, pela média simples dos principais indicies econômicos que apuram a inflação anual acumulada; Item 2.2: O reajuste de preços se dará sempre no dia 01/01, independente do vencimento contratual.

Ocorre que, em 2019, a empresa, além de não reajustar os aluguéis dos veículos, ainda, convocou os empregados para assinarem um Termo Aditivo ao contrato que previa o reajuste integral pelo INPC, com data-base em 01/01, concordando com o NÃO REAJUSTE naquele ano. E assim, a empresa vem fazendo sucessivamente, ano após ano! O trabalhador por sua vez, sendo a parte mais frágil nesta relação, com medo de perder o emprego e não ter condições de pagar as prestações de seu veículo, e nem de manter o sustento de sua família, se viu obrigado a assinar o respectivo termo aditivo. Após 04 (quatro) anos, os trabalhadores já acumulam mais de 23,52% de perdas no valor da locação, inviabilizando além das manutenções rotineiras, as trocas de veículos para atender para atender o contrato da TELEMONT com a Operadora OI / V.TAL.

Seguro Veicular Outra situação crítica, é que o Seguro Veicular exigido pela empresa, oferece cobertura somente para terceiros, e que, quando acontece alguma colisão por exemplo, os empregados se veem obrigados a desligar-se da empresa, porque não consegue pagar os reparos de seu veículo; Com tudo isso, a insatisfação é tanta, que, após a paralisação de hoje, caso a empresa não sente com os trabalhadores para discutir estes problemas, os trabalhadores já avisam que irão fazer novas paralisações contra essa prática da empresa. Porém, que as próximas, serão de surpresa, até que ocorra a solução destes problemas.

Denúncia: Além de todo esse descaso da empresa, os trabalhadores ainda denunciam, que, caso o trabalhador não queira mais locar seu veículo, ele é DEMITIDO. Pois, não é interessante para a empresa disponibilizar veículo ao trabalhador. A locação do veículo agregado, é uma forma da empresa manter o empregado em seu quadro.

Hashtags: