Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias
No último dia 14, o SINTETEL foi homenageado por seus 81 anos de fundação e pela luta em defesa dos trabalhadores em telecomunicações do Estado de São Paulo. 
 
A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Luiz Fernando Teixeira do PT-SP. A cerimônia ocorreu no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo.
 
Além do deputado estadual Luiz Fernando, compuseram a mesa da sessão o presidente do SINTETEL, Gilberto Dourado; o vice-presidente, José Roberto; o secretário Geral, Mauro Cava de Britto e a presidente da entidade patronal - Feninfra, Vivian Suruagy. 
 
Junto de toda a diretoria, dos representantes de base e dos funcionários do SINTETEL, também prestigiaram o evento os representantes patronais da Vivo/Telefônica, Claro, Tim, Oi, Icomon, Almaviva, Teleperformance, Sencinet, Procisa, Fidelity, British Telecom, Concilig, AT&T, Brasilseg, Ericsson, Huawei, I-System, Nokia, TGestiona, Logictel, Telemont, Fibrasil, Abai e V.Tal. Também estiveram presentes os dirigentes sindicais Canindé Pegado e Luiz Antônio Medeiros e, o delegado de Trabalho de Santo André e região, Elcio Cechetto. 
 
“Saúdo todos trabalhadores presentes e, ao mesmo tempo, saúdo os representantes das empresas porque acho que todos fazem parte desse processo. Sem empresa não há trabalho, nem trabalhador e, sequer, o sindicato dos trabalhadores. Estamos em um momento de reconstruir o país e a participação de todas as frentes é fundamental”, disse o anfitrião, deputado Luiz Fernando.
 
“São 81 anos. Enaltecemos nossas lutas iniciadas por meus antecessores e que continuarão na minha gestão e naquelas que virão. Novos tempos. O 5G e o advento tecnológico são os nossos maiores desafio. Assegurar a manutenção de postos de trabalho e formar cidadãos preparados para novas áreas e profissões que surgirão com tal advento da tecnologia é a nossa missão para os próximos anos. Seguiremos firmes e estaremos atuantes em defender a dignidade e os direitos dos trabalhadores por mais 90, 100, 150”, disse o presidente do SINTETEL, Gilberto Dourado.  
 
“Parabenizo e agradeço aos presentes, que de uma forma ou de outra participaram do crescimento e da construção da história deste Sindicato. Vamos continuar fazendo desta casa um sindicato forte e atuante”, disse o vice-presidente do SINTETEL, José Roberto da Silva. 
 
Já o secretário Geral Mauro Cava de Britto aproveitou a ocasião para agradecer os presentes e da importância dos funcionários da entidade na construção da história. 
 
“Agradeço aos companheiros do patronal que vieram nos prestigiar e, principalmente, os funcionários que são as peças mais importantes do nosso sistema. No SINTETEL temos dois pilares que trabalhamos firmes, somos bons nas mobilizações e melhores ainda nas negociações. Vamos sempre lutar por melhores finalizações nas mesas de negociações”.
 
Vivian Suruagy presidente do sindicato patronal, deixou sua mensagem ao setor. “Nosso setor cresceu. São quase 137 mil empresas e mais de 2,5 milhões de trabalhadores que estão aqui representados. O nosso mercado está no ápice de crescimento. Precisamos ter uma relação equilibrada, entre o capital e o trabalho. E essa relação aparentemente tende, às vezes, ser conflituosa e muito forte, mas percebemos sempre a atuação e a defesa do SINTETEL em prol dos trabalhadores”.
 
A ocasião também foi marcada por reivindicações importantíssimas para a categoria. A regulamentação da Profissão de Teleoperador, bandeira deste sindicato, cujo Projeto de Lei está em tramitação no Senado Federal. Na ocasião, os dirigentes pediram apoio do corpo político presente nesta empreitada. 
 
Durante o Ato Solene, o Coro Musical da Policia Militar do Estado de São Paulo executou o Hino Nacional Brasileiro sob a regência do sargento Motta.
 
Após a cerimônia os dirigentes do SINTETEL, Mauro Cava de Britto e Cristiane do Nascimento concederam entrevistas ao Programa Estúdio ALESP.
 
O Sindicato saiu desta homenagem muito mais fortalecido do que já era. Mostrou influência no meio empresarial, político e sindical.
 
Acesse o canal do Youtube do SINTETEL e assista a homenagem solene e a entrevista dos diretores do Sindicato.

Hashtags: