Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

Na sexta-feira, 28/04, o SINTETEL foi homenageado por seus 81 anos de fundação em uma sessão solene, proposta pelo vereador José Luiz – PSD.

A cerimônia ocorreu no plenário da Câmara Municipal de São José dos Campos. Tal homenagem faz parte das celebrações pela existência da Entidade Sindical que há mais de oito décadas está à frente da luta pelos direitos dos trabalhadores em telecomunicações do Estado de São Paulo.
A condução da cerimônia coube ao nosso diretor Regional do Vale do Paraíba, Marcos Milanez Rodrigues. A Cerimônia foi presidida pelo presidente da Casa, o vereador Roberto do Eleven. Participaram da mesa de abertura o presidente do SINTETEL, Gilberto Dourado; bem como o vice-presidente, José Roberto da Silva e o vereador José Luiz, propositor da homenagem.
Também compuseram a mesa Amélia Nahomi, vereadora pelo PT, Antônio Marcos de Barros, presidente do Sindicato dos Bancários e Débora Ferreira Machado, também do Sindicato dos Bancários e da UGT.

“Saúdo aos presentes e parabenizo a grandeza deste Sindicato e de todos que fazem dele um gigante na luta pelos direitos dos trabalhadores”, disse o vereador José Luiz. “São José é um polo tecnológico grande e importante para o nosso setor. Vamos trabalhar para trazer sempre o melhor para a categoria do Vale do Paraíba e de todo o Estado, sempre defendendo as causas que nos fizeram chegar até aqui. Seguiremos por mais 90, 100, 150 anos em busca da valorização salarial, da regulamentação da profissão, dos direitos da mulher, do negro, dos aposentados, qualificando a juventude e defendendo a dignidade da classe trabalhadora”, disse o Gilberto Dourado, presidente do SINTETEL e da FENATTEL.

Gilberto também homenageou aqueles que fizeram do SINTETEL um gigante na luta da categoria e lembrou da atuação do seu antecessor, Almir Munhoz, ex-presidente do Sindicato que não estava presente por motivo de saúde, mas que participou de importantes momentos da história das telecomunicações no Brasil. “O Almir é um companheiro que viveu e acompanhou todo esse processo das privatizações das ‘TELES’ no Brasil. Ele participou de grandes momentos a frente deste Sindicato. Por isso quero homenageá-lo também”, concluiu Gilberto.

Além da diretoria e delegados de base do SINTETEL, prestigiaram o evento os representantes patronais de empresas que atuam na região e dirigentes de outras entidades sindicais. José Roberto, vice-Presidente do SINTETEL, aproveitou a ocasião para agradecer os presentes. “Agradeço os responsáveis por ajudar na construção desta história. A nossa diretoria agradece. Vamos continuar fazendo deste, um sindicato forte e atuante. E sempre levantando a bandeira dos trabalhadores”, disse. O momento também foi para homenagear aqueles que atuaram em prol do crescimento do movimento sindical na região. As filhas do eterno companheiro Artur Pinheiro, ex-diretor de base na Região do Vale do Paraíba, falecido em 2022, participaram de uma linda homenagem ao sindicalista que atuou para o fortalecimento do movimento sindical na região. E Guarter Patarelli, também já falecido, foi homenageado e representado pelo seu filho Silvio.

Durante a solenidade, houve apresentação de um vídeo institucional com as ações realizadas pelo SINTETEL e a história do Sindicato que vem a ser o maior da América Latina no seguimento de Telecom. O ex-vereador Osmar Ferreira presenteou o presidente Gilberto Dourado com seu livro que conta a história do bairro mais antigo de São José dos Campos.

Representando as empresas estiveram presentes Thiago Fogaça, diretor Executivo da Ability e o gerente de Operações Lacerda da Icomon. Também marcou presença o diretor do Sindinapi, Donato Rodrigues que é aposentado da Telesp. Cidade tecnológica Considerada a cidade mais tecnológica do Brasil, São josé dos Campos tem um importante papel na história do SINTETEL. Grandes empresas compreendidas na base do Sindicato, como Ability e Atento, atuam na região. Também é na cidade que está localizada uma das subsedes do Sindicato, a do Vale do Paraíba.

Hashtags: