Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

De 12 a 15 de junho, jovens de vários países da América se reuniram em Bogotá, na Colômbia, para discutir a participação de mais jovens nos sindicatos e a importância da sindicalização. Fernando Tadeu da Silva Brandão representou o SINTETEL e Erisvaldo Souza Gomes Junior a FENATTEL.

Os principais temas abordados foram: Estratégias de Comunicação ao Trabalhador; como e de que forma se comunicar; qual é a maneira mais adequada para uma abordagem consciente e eficiente; ouvir o trabalhador para vencer os obstáculos; identificar suas motivações com o sindicato e entender seus reais problemas no dia a dia. Foram realizadas simulações de alguns problemas nas empresas, formas de solução e demonstrado a função e importância dos sindicatos diante desses cenários.

Na Colômbia, as atitudes anti-sindicais têm prejudicado muito os trabalhadores e o trabalho dos sindicalistas, por isso no Fórum foi apresentado o COE (Centro de organizações estratégicas), trata de uma entidade ligada a Uni Américas que está fazendo campanhas em vários setores, com o intuito de combater o anti-sindicalismo e atuar a favor do direito à sindicalização.

A Colômbia está passando por uma reforma trabalhista que preocupa o sindicalismo e os trabalhadores. Para tanto, ao finalizar o evento, no Dia Internacional pela Justiça do País, foi realizada uma live no Facebook, com uma campanha incrível em defesa dos direitos trabalhistas.

Para o dirigente do SINTETEL, Fernando Brandão, ter participado do evento agregou à sua formação sindical e sua experiência, isso o motiva a continuar lutando pelos direitos da classe trabalhadora.

As mesmas multinacionais estão em vários países, com os mesmos problemas ou algo semelhante. O debate global é importante para fortalecer as lutas e as entidades sindicais de cada país.

Sindicalizar para fortalecer os Sindicatos!

Hashtags: