Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

Dentro da Agenda de encontro dos Ministros de Estados, na Presidência Pro Tempore – Mercosul, ocorreu durante todo o dia 08/11, em Brasília, o 1º Seminário do Mercosul sobre Políticas e Sistemas de Cuidados, promovido pelo Governo Federal. Onde recebemos os ministros de Estado dos países membros do Mercosul e os(as) convidados(as) do Mexico.

Houve a transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e a participação do Ministro Wellington Dias e sua equipe ministerial, incluindo a Secretária Laís Abramo e também da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e sua equipe ministerial.

Os Ministros(as) dos países membros, puderam apresentar as políticas de cuidados adotadas em seus países e dados como contribuições importantíssimas para que possamos ter nosso olhar sobre o papel das políticas de cuidados nos esforços de combate a pobreza, a fome e as desigualdades sociais, o que foi muito bem enfatizado pelo Ministro Wellington Dias.

Em sua fala, a Ministra Cida Gonçalves, reforçou a promoção de políticas públicas, além de potencializar a reflexão sobre o sistema de cuidados, “porque quem cuida também precisa ser cuidada”, assim ela disse. A Secretária Executiva de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane Silva, esteve ao nosso lado, participando do seminário, uma vez que a contribuição e participação das mulheres trabalhadoras das Centrais Sindicais é importantíssima nessa construção do papel social da política de cuidados.

Acompanhamos todas as apresentações dos Ministros(as) de Estado, assim como da ONU Mulheres, da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) que é um órgão das Nações Unidas e também da companheira Paz Arancibia, Especialista Regional de Gênero e Não-Discriminação do escritório da OIT para a América Latina e Caribe, que reforçou a importância do papel das Mulheres das Centrais Sindicais nas questões da política nacional dos cuidados, mas também sobre as ratificações das convenções 156 – Sobre as Responsabilidades Familiares Compartilhadas e a 190 – Eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho. O que foi referendado nas falas da Secretária Lais Abramo e da Ministra Cida Gonçalves.


“Saímos de lá com o coração quentinho, pensando na quantidade de trabalho que temos pela frente, mas também realizadas, pelo simples fato de, um tema tão importante, estar em pauta no âmbito internacional. São ações como essa que queremos ver, e esperamos que o Governo Federal promova cada vez mais ações afirmativas para aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho, sua independência económica, e reduzir as disparidades de gênero em termos salariais, de rendimentos e de pensões. Assim como, combater a pobreza entre as mulheres, principalmente as mulheres negras, que sofrem ainda mais, de acordo com os dados e estudos do MDS e do DIEESE.” – Finaliza Maria Edna Medeiros, Secretária Nacional da Mulher da Fenattel e Adjunta na Secretaria Nacional da Mulher da UGT.

Hashtags: