Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

O Seminário contou ainda com a participação do secretário estadual de trabalho, emprego, renda e esportes – SETRE, Álvaro Gomes; do presidente da Central Única dos trabalhadores – CUT Bahia, Cedro Silva, do vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Bahia, Ailton Araújo e dos representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações – Fenattel, Antônio Toschi e Luís Antônio.

Durante a mesa de abertura do seminário, o presidente do Sinttel Bahia, Joselito Ferreira, enfatizou a importância do evento para os trabalhadores em teleatendimento. “Este seminário foi construído para que possamos, juntos, discutir e apontar possíveis soluções para questões como a saúde, as condições de trabalho, as relações jurídicas e a regulamentação da profissão dos atendentes de telemarketing (call center)”, disse.

Painéis

Seguindo a programação do evento, foi aberto o primeiro painel de discussões que teve como tema “Saúde e condições de trabalho dos teleatendentes”.

A abordagem do assunto foi feita por especialistas como o médico do trabalho, Paulo Pena; o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Paulo Conceição, e o dirigente do Sintetel – SP, Fábio da Silva. Durante a tarde, o tema “Relações jurídicas e regulamentação da profissão de teleoperador” foi abordado pela advogada e pesquisadora Renata Dutra e pelo Juiz da juiz da 25ª Vara do Trabalho de Salvador, Agenor Calazans.

O evento foi encerrado com o lançamento do livro “Do outro lado da linha” de autoria da advogada Renata Dutra, que expõe os traumas e problemas enfrentados pelos trabalhadores do setor. “O livro é o resultado de uma pesquisa realizada durante o meu mestrado pela Universidade da Brasília. O interesse inicial era estudar as relações entre a terceirização e a precarização e no setor de teleatendimento pude identificar a presença dos dois problemas”, explica Renata. O livro, de acordo com a autora, volta seu olhar para a forma de gestão do trabalho nos call centers e suas consequências para os trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo o adoecimento. “Além de mapear essa condição de precariedade, analisei, a partir de decisões do Tribunal Superior do Trabalho, como o judiciário tem enfrentado essas violações de direitos. Então, a partir de processos judiciais julgados pela Justiça do Trabalho, foi possível observar que a condição dos trabalhadores de teleatendimento é precarizada, desde a forma de contratação, até a forma de gestão dos processos de trabalho, que se mostrou amparada no assédio, na cobrança excessiva de metas, na intensificação do ritmo de trabalho, na retirada da autonomia do trabalhador para a realização do seu próprio ofício, entre outros problemas”, disse.

A Atividade também ocorrerá em outros estados, como uma das propostas do evento é construir estratégias para as próximas campanhas salarias da categoria em âmbito nacional, estes seminários também serão realizados em outros estados, conforme foi informado por Antônio Toschi, assessor da Fenattel e que foi confirmado pelo representante do Sinttel Rio, Luís Antônio. “A proposta da Federação e tirarmos de cada estado o que será erguido como bandeira nas próximas campanhas nacionais, por isso é muito importante ouvir a particularidade de cada estado”, disse Toschi. Os próximos seminários serão realizados nos estados do Ceará e de Pernambuco. 

Dados do setor de teleatendimento

Cerca de 1,5 milhão no Brasil Cerca de 50 mil na Bahia 64% têm entre 18 a 29 anos 76,8% são mulheres
(Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego – MTE)

O secretário Álvaro Gomes reafirmou a importância do evento e ressaltou o fortalecimento da parceria entre o Sinttel e a SETRE. “Parabenizo a diretoria do Sinttel pela realização deste evento e coloco a Secretaria à disposição no que for necessário para oferecer um ambiente de trabalho digno para os trabalhadores do setor. Já atuamos juntos com um problema pontual que foi a manutenção dos postos de trabalho do call center do Banco do Brasil em Salvador e nos colocamos à disposição para o que for necessário”, afirmou Álvaro.

Hashtags: