Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

A segunda palestra do Encontro Nacional de Teleoperadores foi apresentada pela representante do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego- Odete Reis. O MTE fiscalizou diversas empresas em todo o país para identificar e coibir os abusos das empresas aos teleoperadores, uma luta constante da FENATTEL e seus sindicatos.

 

Durante as fiscalizações às principais empresas de telecomunicações, o Ministério do Trabalho identificou problemas já conhecidos no cotidiano do teleoperador: assédio moral, controle dos tempos de pausa, pressão por metas inatingíveis, exigência da utilização exata do script, a omissão da empresa da real jornada de trabalho, entre tantos outros. Esses tipos de abusos ferem o que diz o Anexo II da NR17.

 

“Parece lenda, mas em todas as empresas observadas existe, de fato, o controle do uso do banheiro”, disse Odete sobre os diversos motivos das autuações feitas pelo MTE. Há casos em que o Ministério interditou as empresas por tantos abusos.

 

Apesar das fiscalizações em todo o país, Odete afirma que o MTE não tem conseguido reverter todos os problemas do setor. “A batalha é longa, há muito o que fazer, mas trazer esses pontos para a discussão são fundamentais para obter melhores resultados”, concluiu.

 

Hashtags: