Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

O Dia 25 de novembro é uma data internacionalmente reconhecida e conclama a sociedade para pensar sobre o problema enfrentado por diversas mulheres no mundo. A data é um momento para reforçar as práticas de prevenção, denúncia e eliminação da violência contra elas.

 

A FENATTEL e seus sindicatos reafirmam seu compromisso em defesa dos direitos da mulher e pela construção de um mundo mais justo. 

 

“Nós, mulheres e homens, no dia a dia das lutas laborais em várias frentes, homenageamos todas as mulheres que ousaram e ousam lutar para um mundo mais justo e igualitário em que a mulher seja sujeito e não objeto do processo histórico”, destaca a Diretora da Mulher na Executiva da Fenattel e Presidente do Sinttel-AM, Lacy da Matta.

 

Estudos apontam que as diversas formas de agressão (física ou sexual) afetam um terço das mulheres em todo o mundo, segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2013, sendo que muitas são feitas pelo próprio parceiro.

 

Um dos exemplos de ação de combate neste sentido vem do Sinttel Bahia. O sindicato é solidário e atuante na luta contra a violência a mulher e contra violência doméstica, apoiando a campanha #ElesporElas,  que consiste na conscientização do homem referente aos impactos da violência na vida da mulher e em toda a sociedade.

 

O dia 25 deste mês foi declarado como o Dia Oficial de combate em Bogotá, em 1981, no 1° Encontro feminista da América Latina e Caribe. O dia escolhido homenageia “Las Mariposas”, as irmãs Mirabal: Minerva, Pátria e Maria Tereza, que foram brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960, pois se opuseram à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, da Republica Dominicana, uma das mais violentas da América Latina. O legado delas foi convertido em símbolo de dignidade e de respeito aos direitos humanos ao redor do mundo.