Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

Dia Internacional da Mulher

FENATTEL recomenda que este mês seja dedicado à homenagens e mobilizações das companheiras na luta por seus direitos

A nossa Homenagem a todas as mulheres da categoria pela passagem dos 159 anos do dia 8 de Março - Dia Internacional da Mulher, está sendo marcada pelo lançamento de um banner para a data e em todos os Sindicatos deve-se procurar ao longo deste mês, produzir e distribuir materiais específicos, realizar atos públicos e reuniões, intensificar a sindicalização de mulheres, percorrer as principais empresas da base, entregando um material ou uma lembrança a todas.

A homenagem prestada reforça os vinculos dentro da categoria, aproxima as mulheres da vida sindical e da luta por seus direitos e garantias.

A História do Dia 8 de Março

O dia 8 de Março de 1857 foi um marco para o reconhecimento da data como símbolo da luta das mulheres em defesa de seus direitos. Em Nova Iorque (EUA), havia uma greve de operárias texteis pela redução da jornada de trabalho que passava de doze horas. Elas lutavam por jornada de 8 horas. Os patrões fecharam a fabrica com elas dentro e com apoio da policia local, atearam fogo na fábrica; 129 operárias morreram queimadas.

A partir dessa data o movimento sindical em todo o mundo e os movimentos de mulheres começaram a crescer em todo os EUA e pelo mundo. A organização internacional Federação Sindical Mundial e III Internacional definiram a data como sendo o Dia Internacional da Mulher. Somente decadas depois as Nações Unidas reconheceram o dia que se tornou o símbolo da defesa dos direitos iguais entre homens e mulheres no trabalho.

Para nós do movimento sindical, a data não é de festa e homenagens. Mas, fundamentalmente de reflexão sobre o papel da Mulher na sociedade e de luta contra o preconceito, a violencia e o desrespeito com a mulher.

Hoje ainda, a Mulher no mercado de trabalho recebe em média 30% a menos do que os homens, enfrenta preconceito quando ocupa cargos ou posições de comando, sofre com assedio moral (tem de ser infalível), com assédio sexual, tem dupla ou tripla jornada (se for casada, se tiver filhos e ainda estudar), sofre com altos indices de violência doméstica, a ponto de ter sido necessário instituir o dia 25 de novembro como dia de luta contra a violência.

Conquistas importantes foram obtidas em 159 anos, nas questões dos direitos individuais e sociais, desde o voto, a alfabetização que lhes eram negados, nas questões de comportamento e opções pessoais, nos direitos trabalhistas e nas cotas de participação em direções de entidades, listas partidárias, até a conquista da lei Maria da Penha que penaliza a violencia contra a mulher.

O Brasil, tem desde 2003 uma Secretaria de Governo com status de Ministério para tratar e promover políticas de igualdade.

A FENATTEL em seu 4o. Congresso aprovou importantes resoluções sobre a luta da Mulher Trabalhadora, incluiu clausulas especificas nas pautas dos acordos coletivos, conta com mais de 30% de companheiras na sua direção nacional e na diretoria executiva, uma secretaria da Mulher, hoje coordenada pela companheira Lacy da Matta (AM).