Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

FENATTEL recusa proposta das empresas de teleatendimento

A direção da FENATTEL repudiou a proposta para o Instrumento Coletivo de Trabalho 2022 que as empresas de teleatendimento apresentaram durante a reunião de negociações. A reunião on line ocorreu nesta sexta-feira, 4 de fevereiro.



As empresas vieram com uma proposta totalmente fora da realidade que chega a ser até ofensiva aos trabalhadores.


Veja a seguir a proposta das empresas RECUSADA pela Federação:

• Piso salarial – será o mesmo valor do salário mínimo para ser aplicado somente em julho/2022.
 
• Abono de 200 reais a ser pago em  em 24/02 para quem ganha acima do piso salarial
 
• 3,5% de reajuste a ser aplicado somente em julho/2022.
 
• 3,5% de reajuste nos benefícios somente a partir de julho/2022.
 
• Manutenção das demais cláusulas do Instrumento Coletivo de Trabalho.


A comissão de negociação da FENATTEL, diante da apresentação de uma proposta indecente, cobrou firmemente que as empresas devem avaliar a Pauta de Reivindicações na sua íntegra , pauta que foi construída pelos trabalhadores durante as assembleias e não apenas alguns pontos.
A recusa foi imediata, uma vez que a inflação do período foi de 10,16% e as empresas querem repor apenas 3,5%. Esse percentual equivale a apenas 34% da inflação do período.
As empresas esqueceram-se de dizer que reduziram muito seus custos durante a pandemia e que essa economia deve ser repassada aos trabalhadores que muito se dedicaram durante todo o tempo.
Além do mais, os Sindicatos lutaram muito pela manutenção da desoneração da folha de pagamento. Agora que a lei foi aprovada, os patrões se fazem de desentendidos para não dar o que os trabalhadores merecem. As empresas só pensam em custo mínimo e lucro máximo.

Com não houve consenso e aguardando que as empresas voltem com uma proposta decente, a próxima reunião ocorrerá em 10/02, próxima quinta-feira

Hashtags: