Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

A FENATTEL participou de reunião com a Telefônica espanhola e sindicatos da América do Sul.

O evento ocorreu em 29 e 30/03, organizado pela UNI que é o sindicato global a qual a FENATTEL é filiada. Hoje o Brasil possui a maior quantidade de trabalhadores da Telefônica em todo o mundo.

Do total de 104.150 trabalhadores, 34.746 estão no Brasil e em segundo lugar vem a Espanha com 28.949 trabalhadores. Outra informação é que o maior índice de satisfação em trabalhar na Telefônica é no Brasil com 80%. O índice global é de 67%. Diante da grandeza que se tornou o Brasil para o grupo Telefônica, a FENATTEL reivindicou que os trabalhadores brasileiros sejam recompensados e que a empresa já esteja provisionada para as próximas negociações coletivas.

O Sindicato aproveitou a presença da diretora mundial de RH, Marta Machicot, para encaminhar as reivindicações dos trabalhadores, tais como: • Formação Profissional: é fundamental para o crescimento do trabalhador e também para a empresa.

Além dos cursos que já estão no portifólio da empresa, a FENATTEL reivindicou a implantação do curso técnico em eletrônica em conjunto com o Sindicato e que o mesmo seja subsidiado pela empresa. • Acordo de Desconexão: a FENATTEL insistiu na negociação de um acordo que garanta que os trabalhadores não possam ser contatados fora do horário de trabalho.

É importante respeitar os horários de descanso e lazer. • Assédio Moral e Sexual: a Federação afirmou que esses problemas precisam ser erradicados da empresa. A Telefônica respondeu que não admite nenhum tipo de assédio e que todos os casos são verificados e tratados.

Os representantes do RH afirmaram ainda que todas as lideranças passam e passarão por capacitação sobre esse tema. • Violência contra as mulheres: a FENATTEL questionou sobre este tema. A empresa reafirmou que é inadmissível e que reprime esse tipo de violência. Todos os trabalhadores da empresa serão capacitados sobre o assunto. • Saúde Mental: a Federação alertou sobre o aumento significativo de casos de doenças mentais como depressão, síndrome do pânico, entre outras, ocorridas durante a pandemia da Covid-19.

Também foi reivindicada ao RH uma atenção especial no acolhimento dos trabalhadores. A empresa afirmou que já existe um projeto e também dispensará uma atenção redobrada para o pleito. • Igualdade salarial entre homens e mulheres: essa foi outra solicitação da FENATTEL, pois para trabalho igual deve ser aplicado salário igual.

A Telefônica afirmou que tem investido muito neste tópico e que tem equalizado os salários por igual, quando existem similaridades entres os postos de trabalho. A empresa ainda afirmou que desde 2018 os cargos diretivos tem tido um crescimento percentual significativo de mulheres. • Igualdade racial: a FENATTEL questionou o RH mundial da empresa sobre a questão da igualdade racial. A Telefônica disse que já está atuando sobre esse assunto e que já contratou mais de 700 estagiários, sendo que 50% são negros. • Fibrasil:

A Federação indagou a empresa sobre o surgimento da Fibrasil, suas atividades e estratégias. A Telefônica se prontificou a esclarecer as dúvidas. • Empresas terceirizadas: a FENATTEL enfatizou que não admitirá precarização de qualquer nível, especialmente no que diz respeito à base de trabalhadores representados pelo mesmo.

Esse combate à precarização será ostensivo, pois até hoje a Telefônica é uma referência positiva de terceirização no segmento de rede interna e rede externa. Sobretudo pelo árduo trabalho executado pela Federação. O RH informou que monitora as suas empresas contratadas e atua de imediato sempre que surgem problemas e que sempre está à disposição para tratar com a FENATTEL.

Hashtags: