Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

Na manhã desta terça-feira, 13, o presidente do SINTTEL-SC, Rogério Soares, acompanhado do presidente da FENATTEL, Gilberto Dourado, do presidente da CONTCOP, José Roberto, e do secretário Geral do SINTTEL-PR, Celso Albano, visitou a ANATEL para uma reunião com o presidente, Carlos Baigorri, para debater alguns pontos que merecem atenção, urgentemente.

Dentre os assuntos abordados estão: a nova resolução do 0303 e 0304; as demissões de 100 mil trabalhadores de uma base de 1 milhão e 400 mil; fechamento de empresas; bloqueio de ligações: a cada 100 mil ligações, 85% estão sendo bloqueadas; ligações através de robôs, que estão sendo utilizadas por bancos e operadoras, e assim, substituindo a mão de obra humana; ligações de 3 segundos, que são realizadas por máquinas e transferidas para um atendente. Antes da nova legislação, quando o cliente não atendia, essas ligações não eram tarifadas, e agora com a mudança da lei, o custo para as empresas de call centers onerou em 80%. Soluções baseadas na garantia dos postos de trabalho, e gerar o aquecimento do setor para novas contratações: Não cobrar as ligações de 3 segundos, Prefixo: identificar nas chamadas o nome das empresas,Na resolução do 0304 cobranças, derrubar a consulta pública. Precarização: Pequenos provedores de internet não estão trabalhando com mão de obra qualificada, muitos na informalidade, e não seguem as normas fiscais, pois não fornecem EPIs e EPCs, o que vem causando muitos acidentes de trabalho. Em um ano, 700 trabalhadores foram a óbito, por conta da falta dos devidos equipamentos. Roubos e furtos de cabos, por diversas empresas fantasma, 5G terá dificuldade para trafegar por falta de estrutura, Sustentabilidade no setor de telecomunicações, Concorrência desleal, precarização em todo sistema. De todos esses pontos listados, a Fenattel vem realizando as devidas cobranças junto à Feninfra e a ANATEL, e informando que poderá acontecer um apagão no setor de Telecom.

Os representantes da FENATTEL cobraram, insistentemente, da ANATEL a formalização de um selo de qualidade para as operadoras e empresas de telecomunicações. Uma das garantias que este selo irá trazer, é que as empresas cumpram os Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho, junto aos sindicatos que representam a categoria, o que resultará em melhores salários, benefícios e condições mais dignas de trabalho.

O presidente da ANATEL agradeceu à visita dos representantes da FENATTEL, e se comprometeu a analisar e dar as devidas tratativas aos pontos abordados, em prol dos trabalhadores para que os postos de trabalho sejam mantidos, evitando assim mais demissões. Ele afirma ainda que, em breve, irá se reunir com as empresas em busca de uma solução para os tópicos debatidos em reunião. A intenção dos representantes dos sindicatos, federação e confederação é buscar soluções que melhorem as condições de trabalho da categoria, e normatizar a operação das empresas do segmento.

Hashtags: