Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

O SINTETEL participou da reunião entre os sindicatos filiados à UNI (Union Global-Union) e a Teleperformance, empresa francesa de telecentros. A reunião aconteceu em 2 e 3 de março, em Bucareste, na Romênia.

O Sindicato foi representado pelo vice-Presidente, José Roberto Silva e pelo secretário Geral, Mauro Cava de Britto. Nas reuniões foram discutidos os antecedentes das relações dos diversos sindicatos com a empresa. Sobre o estado de São Paulo, especificamente, os dirigentes do SINTETEL contaram que a relação teve alguns momentos conturbados. Porém, as partes se entenderam. Hoje as mesmas mantém uma relação de respeito e diálogo.

No primeiro dia, aconteceram debates sobre os direitos sindicais, saúde e segurança, vigilância digital, procedimentos de solução de conflitos, aplicação do Acordo Global e reconhecimento da aliança. No segundo dia da reunião, o diretor Financeiro e diretor Geral Adjunto da Teleperformance, Oliver Rigaudy, fez a apresentação da TP e falou dos projetos. E o SINTETEL reivindicou o crescimento dos postos de trabalho no estado de São Paulo. Estiveram presentes nas reuniões, Cristy Hoffman, secretária Geral da UNI Global Union e uma das articuladoras do Acordo Macro Global, juntamente com Michala Lafferty, Benjamin Panton e André Rodrigues.

Também houve discussão sobre o direito à sindicalização pelos sindicatos em que, inclusive, o diretor da TP, Oliver Rigaudy, afirmou ser um direito dos sindicatos e trabalhadores e que a empresa mantém o respeito e a neutralidade com relação às associações.

A Teleperformance é uma empresa global que atua em 91 países e possui 431 mil trabalhadores no mundo. No Brasil, ela possui cerca de 28 mil trabalhadores, sendo 20 mil em São Paulo e oito mil no Rio Grande do Norte.

Vale lembrar também que a UNI-Global Union é uma federação sindical global para os setores de habilidades e serviços que representa 900 sindicatos de 150 países e 20 milhões de trabalhadores.

Hashtags: