Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias
No 2º dia do 5º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Telecom, os participantes foram divididos em grupos para discussão e retirada de propostas para resolução final. Dentre as propostas abordadas, a Negociação Coletiva foi uma das temáticas que direcionou os trabalhadores para reflexão e debates.
 
No início da manhã, Victor Pagani, diretor Técnico do Dieese, discursou sobre a Importância da Valorização da Negociação Coletiva. Na ocasião, o técnico ressaltou que é indispensável a existência de um sistema de relações de trabalho democrático, que faz parte do princípio essencial de prevenir e solucionar conflitos expostos à relação capital e trabalho, promove aumentar a segurança jurídica e reduzir a judicialização nas relações trabalhistas . 
 
Victor também esclareceu aos presentes a dinâmica do pagamento do PLR, como algo que é muito mais benéfico para as empresas do que para os trabalhadores. “O pagamento do PLR é mais interessante para as empresas devido à redução dos tributos, o que faz esse repasse aos trabalhadores algo mais lucrativo para os patrões”, afirmou.
 
O especialista afirma ainda que “a negociação coletiva pressupõe organizações sindicais representativas, representações coletivas fortes, com recursos políticos e financeiros, e capacidade de estabelecer relações equilibradas e contínuas”.
 
Em seguida, os grupos de trabalho discutiram e votaram nas propostas de envolvimento nas seguintes questões:
 
- Inteligência Artificial, Conjuntura e Negociação Coletiva
- Direitos da Mulher
- LGBTQIAPN+ e Juventude
- Saúde do Trabalhador
 
O Congresso Nacional dos Trabalhadores em Telecom da FENATTEL aconteceu na Cidade de Atibaia – SP, nos dias 18,19 e 20 de junho de 2024.

Hashtags: